O que o BuzzFeed vai fazer com IA em sua redação?

O objetivo não é fazer arte, é estar naquele estado maravilhoso que torna a arte inevitável.
— Robert Henri

O ano da IA no Mundo segue galopando na nossa cara. Ontem, quinta-feira, várias pessoas me marcaram e mandaram link da notícia de que o meu ex-empregador, o BuzzFeed, anunciou que vai passar a usar ferramentas da OpenAI para gerar conteúdo — especialmente os testes e listas, os famosos listicles. (Obrigado quem mandou, não se preocupem com o “todo mundo já deve ter mandado…”. Se todo mundo pensar assim, ninguém nunca me manda nada.)

Eu vi a notícia quando reparei no meu trequinho do Windows que mostra o mercado de ações que o valor da $BZFD estava com alta de 185%1. Joguei “BuzzFeed” no Google News e fiquei chocado. Não com a possibilidade de a IA fazer o que eu fazia antes, mas com o fato de uma ação quase triplicar de preço porque uma empresa anunciou que vai usar uma tecnologia. https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=%24BZFD

Só que aí… Eu comecei a pensar. (isso nunca acaba bem) Eu comecei a fazer um exercício de imaginar — sabendo o que eu sei como ex-head-de-conteúdo de lá — como o BuzzFeed poderia usar a IA no seu processo de produção. E olha…

Há diferentes maneiras de se usar IA em uma produção de conteúdo como o BuzzFeed. Vamos começar pela mais básica de todas.

Computer, enhance

Quando o ChatGPT começou a bombar nas redes é claro que eu e meus amigos-and-ex-colegas começamos a brincar do que daria pra fazer com IA se ainda estivéssemos no site jovem BuzzFeed, como a gente falava na época. Os resultados, como era de se esperar, não foram merecedores de nenhum prêmio de criatividade, eram as coisas mais óbvias. Vamos tentar aqui:

Este conteúdo é exclusivo para assinantes do Boa Noite Internet. Para continuar lendo apóie o nosso trabalho, por menos que uma coquinha zero por semana.

Assine Agora

Já é assinante? Entre com seu usuário.