Eram os deuses algoritmos?

No que um tolo acredita, ele vê.
The Doobie Brothers

Antes de mais nada, uma questão de ordem.

Esta semana não tem podcast. Sem patrocinadores para bancar a produção não faz sentido, financeiramente, manter a produção semanal. Obrigado a você que segue nos apoiando aqui. Estou pensando em algumas mudanças no Boa Noite Internet, várias em cima de toda a conversa sobre economia criativa que venho trazendo aqui, mas por enquanto o Boa Noite Internet passa a ser quinzenal.

Não foi algo muito pensado, mas quem acompanha a newsletter (e até antes disso) sacou que um dos meus assuntos preferidos é A Mídia, especialmente, mas não limitada, à digital. Muitas vezes falo aqui de “economia creator” porque estou enfiado nela e por ser a manifestação mais visível no mercado. Acredito que mesmo quem não é creator e nem sonha em ser creator pode se beneficiar do conhecimento de como funciona a mídia, já que, afinal de contas, ela está ligada a tudo o que fazemos no mundo hoje. Se antes era só onde nos informávamos sobre “as notícias”, agora é onde tomamos decisões de compra, relacionamento e até onde tentamos nos conhecer melhor.

É por isso que eu brinco que o livro “A dieta da informação” é ao mesmo tempo o mais importante sobre o nossa relação com mídia, todos deveriam ler, mas, na verdade, não precisamos ler porque já está tudo no título: nosso consumo de informação deve ser encarado como o consumo de comida. Não dá para ficar comendo Cheetos Requeijão todo dia. Mas a Elma Chips gasta muito dinheiro não só em propaganda, mas também em pesquisa de produto, para torná-lo irresistível. Com sucesso, hmmm, que fominha.

Esticando mais a analogia com comida, precisamos entender como a salsicha é feita para saber por que todos os bares e café do mundo são iguais. Ou porque não só vivemos em uma época sem contracultura, mas com uma cultura pouco inovadora.

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