Minhas ferramentas preferidas, edição 2023

A disciplina é superior à motivação. A primeira pode ser treinada, a segunda é passageira. Você não será capaz de realizar grandes coisas se confiar apenas na motivação.
— Conor Barnes

Dois anos atrás joguei aqui na newsletter minhas ferramentas preferidas para o trabalho de criação do Boa Noite Internet — tanto o podcast quanto a newsletter e demais jóbes da Ampère. Acho uma boa hora atualizar porque muita coisa mudou de lá para cá. O método em si continua o mesmo, mas encontrei ferramentas que me agradam um pouco mais. Então logo de cara a dica é esta: eu não tenho apego nenhum a ferramentas. Ao mesmo tempo, sou o tipo de figura que adora uma novidade brilhante e perde mais horas do que deveria testando ferramentas, mas gosto também de dizer “ah… não tem aquela funcionalidade X que eu uso hoje, então joga fora”.

Sendo assim, aqui está a minha lista de ferramentas de trabalho, edição 2023. (nada aqui é publi)

Obsidian

Na edição de 2021 falei da ideia de “personal wiki”. O Obsidian se propõe a ser exatamente isso, uma alternativa ao Notion e Evernote, com a vantagem de usar um formato não proprietário (arquivos txt simples). Você joga todos os dados e ideias dentro dele, faz links internos e externos e ele te ajuda a se achar no meio de tudo isso. É como a maioria das pessoas usa. Confesso que eu não. O Obsidian para mim é, 99,99% do tempo, um Bloco de Notas Gourmet. É aqui que escrevo os roteiros, newsletters e até o texto de posts do Instagram e LinkeDisney. Mas se eu não o uso para o que ele foi pensado, qual a vantagem? Vejamos.

Velocidade: uma grande reclamação minha sobre o Notion é ele ser muito lento. Sou o tipo de lelé que sente a diferença de milissegundos entre eu apertar a tecla e a letra aparecer na tela. Se eu compro um computador novo, mais rápido, passo algumas semanas com uma certa ansiedade ao escrever porque meu cérebro reage à diferença de tempo de resposta da máquina. Hoje em dia, quando sento no meu computador de 2018, que ainda uso como servidor, sinto o mundo em câmera lenta quando movo o mouse. Placebo ou loucura? Quem poderá dizer? O Obsidian além de ser um editor de texto puro, é um app nativo no sistema operacional, um “.exe de verdade”, enquanto o Notion é uma casca rodando HTML. Lindo… mas lento.

Padrão aberto: todo documento do Obsidian é um arquivo de texto comum, que você pode abrir em qualquer outro app que leia txt — incluindo o Bloco de Notas. Para formatação usa-se o padrão Markdown, que para mim também é uma vantagem, já que assim consigo formatar meu texto sem precisar usar barras de ferramenta ou ficar na base do ctrl-isso, ctrl-aquilo. O Obsidian cuida de anexos com facilidade. É só arrastar (ou ctrl-v-zar) uma imagem no editor que ele já coloca na pasta certa (que eu configuro) e mostra na tela se o modo “preview” estiver ativo (normalmente está). Se amanhã eu desistir do Obsidian não vou precisar encontrar apps de conversão de formato. É só texto. Em 1000 anos, arqueólogos alienígenas não precisarão desvendar o formato proprietário onde meus importantíssimos textos estarão armazenados.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes do Boa Noite Internet. Para continuar lendo apóie o nosso trabalho, por menos que uma coquinha zero por semana.

Assine Agora

Já é assinante? Entre com seu usuário.